Eficiência em Fusões e Aquisições

Daniel Rivera Alves



Atendimento:
(11) 3796-3996 / 97632-9201

 

Elit Capital

As vantagens do uso de um Data Room Virtual (VDR – Virtual Data Room) em uma Transação vão além da questão da segurança. Possibilita a gestão eficiênte do processo, com transparência e colaboração.

Uma plataforma de Data Room Viartual especializada permite compartilhar informações sensíveis sem que os usuários possam necessariamente reter uma cópia ou imprimir os documentos disposnibilizados através da plataforma. Devido ao ambiente organizado e disponível através da internet, com nível de segurança militar, a utilização do Data Room Virtual acaba por reduzir os custos envolvidos no processo e a valorizar ainda mais o negócio proposto.

O uso do Data Room Virtual, comum durante a Due Diligence, processo de auditoria geralmente empregado por investidores profissionais em processos de Fusões e Aquisições (M&A – Mergers and Acquisitions), resguarda a segurança da rede corporativa, previne contra vazamentos de informações confidenciais, e possibilita acompanhar o comportamento e interesses dos usuários no ambiente, fazendo uso de relatórios gráficos detalhados.

Diversos recursos específicos são disponibilizados pela plataforma para atender aos requisitos de processos de M&A. A Elit Capital representa a única plataforma desenvolvida sob o conceito Agile M&A de gestão de projetos de Fusões e Aquisições, com recursos únicos de colaboração. O Data Room Virtual permite, por exemplo, o upload & tracking de request lists (acompanhar o cumprimento das listas de documentos e solicitações dos investidores) através da plataforma, simplificando o processo, oferecendo relatórios gráficos completos sobre o andamento dos pedidos dos auditores, facilitando a colaboração entre as partes e simplificando o deal, por consequência elevando as chances de sucesso da transação.

Importante que o cliente esteja atento quanto à forma de contratação de um Data Room Virtual. Geralmente, as 2 variáveis envolvidas na precificação são (i) Volume e (ii) Prazo. Quanato ao volume, existe ainda duas métricas utilizadas, que pode ser por GB ou por Páginas. A contratação por Páginas (que considera as dimensões da tela) costuma ser a alternativa mais custosa para o cliente, segundo nossa experiência de mais de 4 anos atuando neste mercado.

Cobranças por volume adicional são muito comuns, dada a dificuldade de se estimar adequadamente o volume no início da Due Diligence. Valores adicionais por extensão do prazo contratado costumam ocorrer também, por causa da natureza do processo de Fusões e Aquisições. Nestes casos, quando o cliente contrata um VDR por um período de 3 meses, por exemplo, mas utiliza por apenas 1 ou 2 meses, desperdiça 1 mês. Estes custos adicionais muitas vezes não ficam claros para os clientes no ato da contratação e é preciso muito cuidade ao avaliar as propostas.

Com o objetivo de assessorar na escoha da melhor plataforma, a Elit Capital representa na América Latina a única plataforma de Data Room Virtual que oferece aos seus clientes a possibilidade de contratação de volume ilimitado com assinatura mesal, reduzindo sobremaneira os custos para seus clientes.

ENTRE EM CONTATO