Nova metodologia em Modelagem Financeira


Atendimento:
(11) 3796-3996 / 97632-9201

 


Daniel Rivera Alves
Sócio Fundador da Elit Capital

Em Co-autoria com Pablo Sandler, Phd
Sócio Fundador da Nogah Tecnologia

Elit Capital

Elit Capital

Os métodos para modelagem financeira e projeções atualmente utilizados são baseados em definições pontuais dos valores futuros.

Para cada período no futuro, as projeções são determinadas com um único número. Às vezes, diferentes cenários são construídos, cada um contendo séries pontuais diferentes. As consequências do uso desta metodologia é que raramente os resultados realizados convergem para a projeção, conforme destacado na matéria publicada pela Fitch Ratings no dia 20 de agosto de 2019 sobre os Parques Eólicos no Brasil.

A NOGAH Tecnologia desenvolve Software para Modelagem Financeira com base em uma Nova Tecnologia para Projetar. A tecnologia está baseada na premissa de que a INCERTEZA é a principal caraterística de toda projeção. As projeções são representadas com uma distribuição de probabilidades para cada período projetado. O resultado são projeções que descrevem tanto o espectro de possibilidades para cada período quanto os resultados extremos possíveis, conhecidos como “Caudas Longas” das distribuições.

O software NOGAH FinModeling incorpora o estado da arte em modelagem da incerteza. Utilizando modelos de funções de onda, insere a análise da incerteza histórica inerente em cada uma das variáveis relevantes, inexistente nos métodos utilizados até então.

A representação matemática das distribuições probabilísticas através de formulações características das funções de onda da mecânica quântica permite representar simultaneamente tanto a assimetria como as caudas longas, tão relevantes para a correta representação da incerteza.

No exemplo abaixo observa-se como a assimetria e a cauda longa existentes nas vendas, maiores que a média da distribuição, que além de relevante se propaga nas projeções tanto do resultado operacional como do lucro líquido.

Elit Capital
Elit Capital
Elit Capital

Na matéria sobre os Parques Eólicos no Brasil, citada no inicio do texto, a Fitch Ratings destaca as projeções imprecisas geradas pelos modelos de extrapolação baseados nos parâmetros de engenharia dos fabricantes das turbinas eólicas. Adicionalmente, a matéria explica que a existência de dados operacionais, apos vários anos de operação das turbinas no Brasil, gerará modelos para melhores projeções. (Fitch Ratings: Parques Eólicos no Brasil Têm Geração Notável, Mas Projeções São Imprecisas; https://www.fitchratings.com/site/pr/10086804). Cabe-nos destacar que ambas, para serem corretamente incorporadas em projeções precisas, demandam a incorporação de modelos de incerteza.

Os parâmetros de engenharia, de máquinas e equipamentos, geralmente vem acompanhados de intervalo de incerteza. Destes parâmetros podemos inferir a incerteza na produção energética, os quais são um dos elementos do modelo de incerteza para as projeções. Os dados operacionais, mesmo relevantes, também precisam ter sua incerteza modelada, especialmente devido às questões climáticas.

A inclusão da modelagem da incerteza nas projeções dos Parques Eólicos, tanto aquela derivada dos parâmetros da engenharia dos equipamentos quanto das questões climáticas, permitem projeções mais assertivas sobre os empreendimentos.

ENTRE EM CONTATO