O Valor da Estratégia Inorgânica


Telefone:
(11) 3796-3996 / (11) 97632-9201

 


Quando pensamos em criar valor através da estratégia inorgânica de crescimento logo estimamos as sinergias que serão viabilizadas com a transação, mas o triunfo em transações corporativas inicia-se muito antes de sequer identificarmos a empresa alvo de aquisição.

Perspectiva e propósito da aquisição, e não simplesmente barganha de preço da compra, são os verdadeiros motivos que devem ser considerados em uma aquisição empresarial, a forma pela qual o valor pode ser alavancado.

É preciso definir claramente os objetivos e critérios de investimento da agenda inorgânica de crescimento. Uma estratégia de M&A sólida e sustentável implica em antecipar cenários, mapear riscos e tendências do negócio, compreender o cenário político e econômico, consciência da dinâmica dos mercados locais e globais, estar atento às mudanças em tecnologias relacionadas, mas sobretudo consiste em constituir opções estratégicas e precificá-las através das ferramentas adequadas a fim de elevar efetivamente a competitividade e o valor da empresa.

O ambiente altamente dinâmico de uma transação de M&A requer uma abordagem ágil, adaptativa às necessidades em constante evolução da empresa. Para ser bem sucedida neste ambiente a empresa terá de implementar uma gestão ativa da transação desde o início, constituindo uma equipe multidicilinar conforme a necessidade do projeto. Terá de escolher as ferramentas e softwares certos para o processo, a fim de ganhar tempo e reduzir custos relacionados à ineficiência e falta de transparência, otimizando a execução da estratégia.

Bons negócios em M&A geralmente envolvem um vendedor com a motivação adequada, oportunidades claras de melhoria na operação alvo, e possivelmente alavancagem financeira. A analise de transações desta natureza deve identificar ainda o momento mais propício com relação ao ciclo econômico, especialmente interessante após períodos mais desafiadores para o segmento em análise. Outro fator importante a ser considerado é o custo de capital praticado, de forma a permitir alavancar a operação.

A conclusão da aquisição é seguida pela integração das operações, a depender da estratégia, e geralmente envolve a consolidação dos ativos, sistemas, serviços, infraestrutura, e consiste em uma série de atividades complexas, comumente inter-relacionadas, que precisam ser devidamente planejadas e priorizadas antes mesmo de se concretizar a aquisição. Uma integração má conduzida reduz substancialmente o potencial de apropriação do valor da transação, portanto é fundamental envolver a equipe responsável pela integração desde as primeiras etapas do processo.

Utilizar as ferramentas corretas traz muita eficiência à transação. Um software especializado em gestão de projetos de M&A, com recursos adicionais de Data Room Virtual, por exemplo, permitirá à equipe acompanhar as atividades críticas, centralizar a comunicação e garantir acesso aos documentos sempre na versão mais atual, com agilidade e transparência. A plataforma permite planejar melhor a processo, torna a execução eficiente e possibilita que a integração se benificie de todo o histórico de documentos, mensagens e contribuições dos colaboradores envolvidos ao longo da projeto.

Outra etapa indispensável é o desenvolvimento do modelo econômico-financeiro, para que se tenha uma visão clara do valor gerado pela transação. Um software inovador que tem sido utilizado pela Elit Capital agrega métodos estocásticos e realiza projeções probabilísticas, fundamentando a avaliação da transação e permitindo a futura gestão consolidada do valor da empresa.

Com perspectiva favorável e juros baixos, a conjuntura atual parece previlegiar estratégias de crescimento inorgânico e o investimento empresarial. Para aproveitar as opções disponíveis é fundamental se preparar e estar bem assessorado, pois o mercado é eficiênte e os concorrentes não costumam deixar escapar bons negócios.

 

Daniel Rivera Alves
Sócio Fundador da Elit Capital

ENTRE EM CONTATO