Daniel Rivera Alves
Sócio Fundador da Elit Capital
Pablo Sandler, Ph. D.
Sócio Fundador da Nogah Tecnologia
Como suas decisões impactam o valor do seu negócio? Compreender como a empresa gera valor e quais as variáveis que o compõem é o primeiro passo para começar a responder esta questão. A gestão somente é possível através da identificação e monitoramento de informações relevantes.
Criar valor é uma consequências das nossas decisões. A gestão do valor é portanto um processo, que requer uma medição contínua dos impactos das nossas decisões ao longo do tempo. Estimar o valor criado a partir das nossas decisões requer um exercício de projeção e simulação de cenários.
Estudo publicado em junho deste ano pela FGV, em conjunto com a Duke University, com participação de 1.500 executivos financeiros (CFOs), evidencia como os CFOs tomam decisões. A pesquisa indica que 83% dos responsáveis pelo planejamento financeiro corporativo desenvolvem análise de cenários para um horizonte de ao menos 5 anos.
Segundo a publicação da FGV, os gestores concentram-se em um cenário base, mais alinhado às suas expectativas, incluindo ainda um cenário otimista e outro pessimista, que recebem cerca de metade da atenção do cenário base.
Eventos extremos (caudas longas) tem baixa probabilidade de ocorrer, mas impactam o negócio de forma significativa quando se materializam, e a maioria das empresas parece não conseguir prever adequadamente tais possibilidades em seus planejamentos.
Outra pesquisa, de agosto deste ano, intitulada “Desafios do processo de Planejamento e Orçamento”, publicada pela Deloitte, apresenta as prioridades de mais de 500 CFOs e executivos financeiros ao redor do mundo. Integração, Desempenho e Monitoramento Contínuo são fatores-chave declarados, conforme gráfico abaixo.
A utilização de softwares e modelos estocásticos está mais acessível, apresentando uma nova abordagem à forma tradicional de realizar projeções e simulação de cenários, ao mesmo tempo em que torna possível automatizar o processo.
A incerteza inerente às projeções pode ser modelada com o uso do software, contemplando assim a incerteza (risco) inerente às principais variáveis do próprio negócio, de forma integrada e evolutiva. O resultado é uma projeção abrangente, de todos os resultados possíveis, ponderados pela sua probabilidade.
De forma integrada aos sistemas legados da empresa, o software atualiza automaticamente o planejamento, a partir dos dados históricos da empresa, à medida em que se realizam, retroalimentando as projeções de médio e longo prazos.
É possível acompanhar a convergência dos dados realizados ao planejamento através de Dashboards, permitindo o monitoramento do desempenho do negócio e do seu valor em tempo real, continuamente.
Esta nova abordagem agrega uma importante perspectiva sobre a decisão de investimentos, acrescentando à analise dos critérios de seleção de projetos e alocação de capital a ponderação probabilística dos riscos e potencial de valorização da empresa, garantindo a seleção dos melhores projetos com uma análise comparativa, considerando o grau de incerteza individual e integrado (considerando as sinergias), fundamentando melhor as decisões e refletindo seus impactos no valor da empresa.
O Software simula graficamente o valor da empresa, e a respectiva incerteza inerente a cada decisão de alocação. O gráfico ao lado representa uma simulação de cenários, comparando o valor da empresa para diferentes decisões de investimento.
O valor mais provável para a empresa em cada cenário é indicado pela área mais escura no centro das barras, e o grau de incerteza é representado pela amplitude das barras.
Cada decisão tem um impacto diferente no valor da empresa. A barra azul clara, por exemplo, demonstra o cenário no qual a empresa tem a probabilidade de atingir o valor mais elevado, com maior amplitude, mas que ainda assim cria um incremento de valor significativo à empresa, além da incerteza intrínsica do modelo, devido a captura de sinergias por meio do cenário/projeto em questão.
A sua empresa conhece, acompanha e faz a gestão do valor? Continuamente?