Quais as suas principais considerações ao avaliar uma oportunidade de investimento? O que um investidor busca em termos de retorno? Apesar das particularidades, como preferência por determinados setores, estratégias ou mesmo métricas financeiras como posição, risco e retorno, todo investidor tem um propósito último que norteia suas decisões de alocação.
Naturalmente que o objetivo é maximizar o retorno, com o menor risco possível, mas para alcançarmos este objetivo nossa análise precisa estar pautada em parâmetros sólidos, devemos nos fazer as perguntas certas para garantir que o investimento está alinhado ao nosso propósito.
Investir em uma empresa já estabelecida, ponderando apenas seu porte e posição de mercado, não garante mais a perenidade do negócio ou o retorno do investimento em um ambiente de grandes mudanças. A capacidade de inovação da empresa é cada vez mais importante, seja em seus produtos ou serviços, modelo de negócios, seja no uso que faz da tecnologia ou mesmo sua capacidade de agregar pessoas.
Um movimento já bastante evidente é a busca das empresas estabelecidas por novos negócios, disruptivos, para utilizar uma palavra em voga mas que representa bem o momento. As empresas constituídas no século anterior, sob o paradigma antigo, estão preocupadas com a continuidade de seus negócios, e com razão. Estamos atravessando um período de transição de forma acelerada, não alcançamos ainda o novo modelo definitivo, mas sabemos que não podemos continuar a fazer o mesmo, esperando um retorno extraordinário, algo novo ou disruptivo.
Nem todo retorno pode ser facilmente medido em termos financeiros. Empresas que fazem uso intensivo da tecnologia e adotam novos modelos de negócios, como as startups, são um bom exemplo. O IPO do Uber, para citar um case mais recente, demonstrou que a empresa vem queimando muito caixa para conseguir se manter como protagonista no mercado.
Uma pergunta fundamental a se fazer, ao analisar um investimento, é se a empresa na qual estamos considerando investir der muito certo (apresentando crescimento exponencial). O negócio é grande o suficiente em potencial e tem relevância? Os produtos, serviços, modelo de negócios são autênticos e beneficiarão os clientes, gerando um grande impacto no mercado? A visão, propósito e engajamento do empreendedor são um dos maiores diferenciais que se pode ter para que o negócio seja um grande sucesso e entregue um retorno realmente superior, à todos.
Que uso podemos fazer do nosso capital, para além do objetivo último de apenas gerar mais capital, se não para construirmos uma visão e gerar impacto positivo? Você tem foco em competir ou em dominar o mercado? A dominação do mercado, no bom sentido, requer mais do que simples diferenciais, exige um ponto de vista autêntico, com propósito bem definido, e que não possa ser facilmente replicado pelos concorrentes, a exemplo da Estratégia do Oceano Azul. Estes são os verdadeiros motivos que tornam a análise contemporânea dos investimentos desafiadora.